ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL SOBREVOA O BRASIL VEJA A OLHO NU CONFIRAM - 18/05/2018

ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL SOBREVOA O BRASIL VEJA A OLHO NU CONFIRAM - 18/05/2018


  • A ISS dá uma volta na Terra em 90 minutos: seus tripulantes veem o pôr do Sol 16 vezes ao dia
Desde a última terça-feira (15) e até o dia 29 de maio, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) sobrevoa o Brasil. A boa notícia é a possibilidade de ver tudo aqui da Terra a olho nu, sem o uso de binóculos ou telescópio.
A ISS é quase do tamanho de um campo de futebol americano: 109 metros de comprimento por 51 metros. Do lado de dentro, o volume aproximado é o de um Boeing 747. Para enxergar é preciso estar atento porque suas passagens pelo céu são muito rápidas. As mais longas duram apenas seis minutos.
Em algumas cidades do Brasil, o melhor dia para observar é esta sexta-feira (18), casos de São Paulo, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza e Rio de Janeiro. Em outras cidades, o dia de maior exposição ainda está por vir.
Na capital paulista e Região Metropolitana, como Guarulhos, o horário para observar será 17h53. Por seis minutos, a aeronave estará a 11º sudoeste. Também por seis minutos, a estação estará visível no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas só vai aparecer um minuto depois (17h54) a 10° e 11° sudoeste, respectivamente.
Já em Fortaleza, ela aponta no céu às 5h59, ficará visível por cinco minutos a 11º na direção sul. Em Cuiabá, serão seis minutos a 10° sudoeste a partir das 19h30 em ponto.
No sábado (19), será a vez de Belém: seis minutos a partir das 0h31 a 10° sudoeste. Em Manaus, o melhor dia será em 20 de maio, às 6h24. Outros seis minutos visível a 11º sudoeste.
De acordo com a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), "o melhor período de visualização é quando o sol reflete a estação espacial e contrasta com o céu mais escuro". Isso ocorre dentro de algumas horas antes ou depois do nascer ou do pôr do Sol.
Aqui da Terra, a Estação Espacial aparece como uma das estrelas mais brilhantes do céu, com a diferença de que se move a 27.000 km/h, muito mais rápido que um avião, que pode alcançar 900 km/h. 
A essa velocidade, a ISS dá uma volta completa na Terra em apenas 90 minutos, o que permite aos tripulantes ver por 16 vezes ao dia o nascer e o pôr do Sol. Portanto, a nave passa sobre sua cabeça várias vezes ao dia, mas sua visibilidade depende das condições de iluminação.
Como vê-la em minha cidade?
Se quer descobrir quando a estação estará visível em sua cidade, é possível baixar diversos aplicativos, como o ISS Finder e o ISS Spotter, que fazem o cálculo por você. É possível ainda recorrer à Nasa, que disponibiliza um serviço gratuito e bastante intuitivo (mesmo para quem não domina o inglês) chamado de 

CURTA E COMPATILHEM EM NOSSAS REDES SOCIAIS !!!


GOOGLE + 


FANPAGE 


TWITTER


CLIQUE AQUI

GRUPO DO FACEBOOK

CLIQUE AQUI

GRUPOR TOCOMSAT BRASIL

CLIQUE AQUI

COMUNIDADE DO GOOGLE +

CLIQUE AQUI

CADASTRE E RECEBA ATUALIZAÇÕES EM SEU EMAIL !!!:




CADASTRE E VERIFIQUE NA LIXEIRA DE SEU EMAIL !!


Share this article :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. CANAL DO AZ - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger